..:: Hospital Dom João Becker ::..

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias
   
<< voltar
 
09/04/2018 - Uma semana para discutir a Humanização na área da saúde
  Guiadas pelo tema “Eu humanizo, tu humaniza, eles… melhoram!”, ações e palestras debatem sobre a importância de trazer a empatia para o ambiente hospitalar

Em sua quinta edição, a Semana de Humanização tem como objetivo dialogar e fazer uma reflexão sobre os pequenos gestos que trazem às nossas vidas mais dignidade e igualdade. Com o tema “Eu humanizo, tu humaniza, eles… melhoram!”, a Semana de Humanização, que acontece de 09 a 13 de abril, contará com ações e palestram que envolvam o cultivo dos valores humanos.

O evento teve em sua abertura a apresentação do Coral HDJB, entonando músicas que fazem pensar sobre a importância de estender mão e ajudar o próximo. A palestra de abertura foi conduzida pelo Pe. Tarcisio Rech, com o tema “Cultivando os valores humanos”. Rech, através de sua apresentação, deu exemplos para que os valores humanos se façam presentes no dia a dia de todos.

O ato de se doar pelo outro, pelo irmão, com pequenos gestos, também muito abordado durante a palestra de abertura da Semana de Humanização. “O valor humano mais forte de todos é a doação. Fazer algo, sem esperar receber nada em troca, isso é humanização!”, destacou Pe. Tarcísio.



Além disso, o palestrante destacou a importância da humildade, de tratar o outro com empatia e de se igualar a todos para, assim, buscar o céu. “Para sermos humanos, precisamos ser humildes. E quem não é humano, não vai para o céu”, disse o padre.

Seguindo o cronograma de ações, ainda durante a manhã, ocorreu a inauguração da “Biblioteca SR”, que fica localizada na sala de recuperação pós anestésica. O projeto, chefiado pelas enfermeiras Karen Salcedo e Thaís Martins, tem como objetivo incentivar a leitura entre os pacientes em recuperação. Elas entendem que esta ação auxiliará a minimizar o estado de tensão dos pacientes em tratamento e também de seus acompanhantes, tornando o ambiente hospitalar mais agradável e familiar. Os livros da Biblioteca SR são doações dos colaboradores do Hospital, de amigos e conhecidos, e também dos familiares dos pacientes, que entenderam e aderiram à causa.

View post on imgur.com


Fechando o primeiro dia da Semana de Humanização, uma árvore dos desejos foi montada, com diversas frases de motivação, bons sentimentos e desejos, para que o espírito fraterno e de alegria estivesse presente. Cada pessoa que passava pela árvore poderia retirar um papel e ter mais um estímulo para começar a semana.